Tratamento para Dedo em Gatilho
Dr. Leonardo Kurebayashi
Ortopedista Cirurgião de Mão e Punho
Experiência no Tratamento de Dedo em Gatilho | São Paulo
CRM-SP: 175268 | RQE: 80450 | RQE: 101733
Conheça o
Dr. Leonardo Kurebayashi
Possui anos de experiência no tratamento conservador e cirúrgico dessa condição. Formou-se Fisioterapeuta, em 2005, e reabilitou centenas de pacientes com essa condição. Ao se tornar Ortopedista subespecialista em Cirurgia de Mão, conseguiu aliar a visão da reabilitação e encontrar o “timing” ideal para o tratamento cirúrgico dos pacientes, de modo totalmente individualizado.
Conheça os Diferenciais do Dr. Leonardo Kurebayashi
Expertise no tratamento de Dedo em Gatilho
O Dr. Leonardo possui anos de experiência no tratamento conservador e cirúrgico dessa condição
Mais de 100 cirurgias realizadas
Nos últimos anos, o Dr. Leonardo Kurebayashi tratou diversos pacientes com essa condição, tendo operado 102 casos documentados, infiltrado centenas de pacientes e tratado de modo conservador, inúmeros outros pacientes.
Tratamentos Individualizados
Esclarecimento das vantagens e desvantagens de cada uma das formas de tratamento, personalizando o mesmo de acordo com a necessidade do paciente.
Clareza e Transparência
Total esclarecimento e transparência sobre as opções cirúrgicas e tipos de anestesia, a combinar com o paciente.
O que é Dedo em Gatilho?
O dedo em gatilho é uma condição decorrente de atrito entre o tendão flexor e a polia anular espessada, geralmente na topografia da cabeça do metacarpo. Dois autores americanos (Hueston e Wilson), em 1972, fizeram a seguinte analogia: imagine tentar passar um fio multifilamentar por um orifício estreito como o buraco de uma agulha. Isso causaria um agrupamento de fibras do tendão flexor e justificaria o edema no tendão muitas vezes observado no ato cirúrgico.
Alguns pacientes apresentam uma sensação de estalo, semelhante a um gatilho sendo puxado e liberado, daí a origem do termo.
Não há uma causa clara da condição. No entanto, o dedo em gatilho é mais recorrente em grupos específicos:
- Mulheres de meia idade;
- 2-6x mais frequente em mulheres;
- Em pacientes com múltiplos dedos afetados, a ordem de frequência é o polegar, seguido do anular, dedo médio, dedo mínimo e indicador;
- Causas secundárias, em pacientes com comorbidades como diabetes, gota, doenças renais, artrite reumatóide ou outras doenças reumáticas.
Atividades cotidianas, esportivas ou profissionais que exigem movimentos repetitivos com as mãos ou requerem a ação de segurar um objeto podem aumentar o risco de desenvolvimento da condição, que é mais comum na mão dominante do indivíduo.
Tratamentos
Conheça os Tratamentos para Dedo em Gatilho
O tratamento varia de acordo com a intensidade e gravidade de cada caso, sendo o diagnóstico clínico e a consulta médica essenciais para a intervenção correta. Em geral, para quadros leves, recomenda-se o repouso das mãos e o interrompimento de atividades manuais que podem piorar a situação. O médico pode indicar o uso de uma tala para imobilizar os dedos, mas também exercícios leves e de alongamento para manter a mobilidade dos flexores. Para a dor e o edema, recomenda-se a aplicação de gelo na região e o uso de medicações prescritas pelo seu médico. Além das medidas não invasivas, seu médico pode apresentar outras formas de tratamento, como a infiltração com corticóides ou a liberação cirúrgica da polia anular espessada, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens. Essa decisão será tomada em conjunto com a equipe multidisciplinar (fisioterapeuta e terapeuta ocupacional), o cirurgião de mão e, naturalmente, o próprio paciente.
De modo geral, existem três modalidades para o tratamento da condição:
A opção para cada uma das alternativas dependerá de inúmeros fatores, incluindo o estágio da doença (Classificação de Quinnell modif. Green), comorbidades do paciente e disposição para o tratamento. Conforme dito anteriormente, o
tratamento deve ser individualizado.
Dr. Leonardo Kurebayashi
Ortopedista Cirurgião de Mão e Punho
CRM-SP: 175268 | RQE: 80450 / RQE: 101733
O Dr. Leonardo iniciou seu contato com a área da saúde bem cedo, inspirado pela família que trabalhava com o cuidado às pessoas. Após concluir, em 2005, sua primeira graduação em Fisioterapia e trabalhar por quatro anos com reabilitação dos pacientes, iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em 2010.
Em 2015, continuou seu processo de formação no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HC FMUSP),
formando-se cirurgião ortopedista e, posteriormente, subespecialista de Mão e Microcirurgia Reconstrutiva.
A consulta com o Dr. Leonardo Kurebayashi
Por que se consultar com o Dr. Leonardo Kurebayashi
Tempo de duração da Consulta e Disponibilidade
A consulta com o Dr. Leonardo dura em torno de 30 a 45 minutos, onde as opções de tratamento são discutidas em conjunto com o paciente, e explicado de maneira didática, para que não restem dúvidas quanto ao plano proposto. O profissional se coloca disponível ao paciente através do contato pessoal.
Retorno da Consulta
O paciente ao se consultar com o Dr. Leonardo tem direito ao retorno em até 30 dias, a depender da agenda do profissional e necessidade individual de cada paciente.
Formação de Excelência
Graduação em Ortopedia e Cirurgia de Mão e Microcirurgia pela USP, além de ter se graduado em Fisioterapia.
Experiência no tratamento de Dedo em Gatilho
Centenas de pacientes tratados de forma conservadora e cirúrgica, nos últimos anos.
Convênios
Atendemos Convênios via Reembolso
Se você possuir convênio, nós te auxiliamos no processo de solicitação de reembolso através do app da sua operadora.
Perguntas Frequentes
Ficou com alguma dúvida?
Saiba mais sobre a sua saúde
Principais conteúdos informativos
